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Nós ensinamos uma música em hebraico que vai iluminar as suas festas!

Hava Nagila

Hava Nagila

Hava nagila venismeja

 

Hava neranená

Hava neranená

Hava neranená venismejá

 

Uru, uru ajim!

Uru ajim belev sameaj

Uru ajim, uru ajim!

Belev sameaj

 

 

Vamos ser feliz

Vamos ser feliz

Vamos ser feliz e ser feliz

 

Vamos cantar

Vamos cantar

Vamos cantar e ser feliz

 

Acorde, acorde, irmãos!

Acorde o irmão com um coração feliz

Despertai, irmãos, acordei irmãos!

Com um coração feliz

 

 

 

 

הבה נגילה

הבה נגילה

הבה נגילה ונשמחה

 

הבה נרננה

הבה נרננה

הבה נרננה ונשמחה

 

! עורו, ורו אחים

ורו אחים בלב שמח

ורו אחים בלב שמח

ורו אחים בלב שמח

 

! עורו אחים, ורו אחים

בלב שמח

 

 

Como nasceu o famoso “Hava Nagila”?

A melodia famosa que faz uma referência ao versículo 24 do capítulo 118 do Livro dos Salmos, mão nascido de um dos pioneiros na pesquisa da música judaica moderna e em torno de um dos o último ano para o futuro estado de Israel: 1917

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, o pequeno assentamento judaico na Terra de Israel, que ainda estava sob o controle do Império Otomano experimentou uma série de tragédias que ameaçavam a sua sobrevivência: muitos residentes de Jaffa e Tel Aviv foram expulsos de suas casas e deportados Europa, a fonte de apoio financeiro do novo assentamento cessou completamente e a ameaça de uma repetição do genocídio armênio (desta vez contra os judeus de Israel) parecia cada vez mais uma realidade. Havia muito pouca razão para a felicidade e alegria, mas tudo isso iria mudar.

 

A chegada das forças britânicas na Terra de Israel no final de 1917 e sua vitória sobre os otomanos (a guerra terminaria no ano seguinte e nasceria logo após o mandato britânico para a Palestina) levaram a esperança nos corações de muitas pessoas. no também chamado “Yishuv”, como era conhecido no assentamento judaico na área, e em todo o mundo judaico.

 

Abraham Zvi Idelsohn, pai de “Hava Nagila”.

 

Havia aqueles que traduziram esta esperança em atos bravos: a rede Nili executado pelos irmãos Aaronsohn e seu amigo Avshalom Feinberg contou com missões de espionagem para os britânicos contra o regime do sultão turco durante a guerra; outros no mundo judaico na Europa e nos EUA eles se alistaram no exército britânico; e houve aqueles que escolheram explorar seus talentos naturais para encorajar as forças armadas, e assim que a luta britânica para capturar a Terra de Israel terminou, para celebrar o novo estado de coisas.

 

O pesquisador, compositor e professor de música de judaica Avraham Zvi Idelsohn pertencia a este último grupo. Idelsohn, que imigrou para a Terra de Israel em 1905 e era um ávido sionista, talvez ouvido o nome de General Allenby, pela primeira vez para aprender vitórias em sua campanha de conquista por toda a Terra de Israel. Isso não o impede de ser varridos pelas ondas de emoção que inundaram a cidade de Jerusalém com os dois grandes novidades de 1917: Declaração de Balfour de 2 de novembro e a rendição de Jerusalém para os britânicos em 9 de Dezembro.

 

Eliyahu musicólogo HaCohen dá alguns detalhes em sua obra Os primeiros dez anos de canções de Jerusalém no início do período do mandato, 1918-1928, em escrever a canção: “Quando eles começaram a celebrar o dia da redenção em Jerusalém , todos os olhos voltados para Idelsohn, com a esperança de que ele compusesse a canção definitiva para expressar os acontecimentos e a emoção do público “.

 

Idelsohn foi o criador e fundador da moderna pesquisa e documentação da música judaica. Ele publicou dez volumes de canções que compilou de várias tradições musicais sob o título “Otzar Neginot Israel”. A melodia original aparece no décimo volume do “Otzar” nas melodias hassídicas, que foi publicado em 1932, mas foi preparado anos antes. A música original de “Hava Nagila” é o número 155 em sua coleção e foi composta em 1915, mas na ocasião do evento novo e ressonante, Idelsohn mudou algumas peças e, eventualmente, publicado definitivamente no início de 1918 para a celebração disse.

 

Idelsohn preferiu compor uma nova canção, enxertar novas palavras em uma niggun hassídico de idade provavelmente já ouviu falar da sinagoga “Tiferet Yisrael” da dinastia hassídico Sadigura em Jerusalém e em 1915. Em seguida, consciente ou inconscientemente introduzidas as palavras “Hava Nagilah” e “Uru Ajim” no niggun, um estilo de canto religioso, que ouvira do Hasidim. Eliyahu HaCohen sugere duas explicações de como as palavras da canção foram compostas, se Idelsohn sozinho ou com a ajuda de estudantes da Escola Lemel em Jerusalém fez. De qualquer maneira, novas palavras se referem ao versículo 24 do capítulo 118 do Livro dos Salmos: “Este é o dia que Deus fez, regozijemo-nos e nos gloriamos na mesma.”

 




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